Histórico

O Prêmio Food Design em APPCC/ HACCP foi criado em 1998, como um incentivo aos profissionais de indústrias e aos estudantes de pós graduação que desenvolvem pesquisas em APPCC/ HACCP na área acadêmica.

Em sua primeira edição, o Prêmio foi concedido durante o V Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos – COMBHAL, por sugestão da Prof. Drª. Bernadette D. G. M. Franco do Departamento de Alimentos da FCF – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.  

A partir de 1999 a Food Design iniciou a realização de Seminários de APPCC/ HACCP com o objetivo de estabelecer um fórum para troca de experiências e atualização para os profissionais que trabalham com o sistema.

Em 2002, a entrega do 5º Prêmio Food Design em APPCC/ HACCP foi realizada durante o Simpósio Internacional de Segurança Microbiológica dos Alimentos, na Cidade Universitária da USP, recebendo apoio e divulgação da Food Design.

A cada edição do Prêmio, ficava mais evidente que os estudos de APPCC/ HACCP eram fortemente dependentes do conhecimento técnico de quem os elabora, e também de quem os avalia. Assim sendo, a Food Design passou a garantir uma Banca Examinadora com no mínimo seis especialistas provenientes da indústria e da área acadêmica.

O 6º e 7º Prêmio Food Design em APPCC/ HACCP foram entregues durante o Seminário de Food Design APPCC/ HACCP que aconteceu em São Paulo, no Hotel Crowne Plaza, a 8ª edição ocorreu durante o Seminário Tendências em APPCC/ HACCP.

Alinhando-se à nossa filosofia de sempre estudar e divulgar tendências, à medida em que ficou claro ser necessário agregar elementos de gestão e à medida em que várias normas de gestão da segurança de alimentos foram surgindo e sendo demandadas, nos 9º, 10º e 11º Prêmio Food Design em APPCC/ HACCP, entregues durante os Seminários Food Design “Tendências em APPCC/ HACCP e Segurança de Alimentos”, que em 2010 passaram a ser internacionais, foi adicionada a exigência de um plano macro com base na (NBR) ISO 22000, como critério de elegibilidade. Além disso, com o reconhecimento da equivalência  de várias normas de gestão de segurança de alimentos pelo GFSI - Global Food Safety Initiative, o Seminário de 2010, organizado pela Food Design em conjunto com o ITAL, trouxe ao Brasil pela primeira vez o board do GFSI. A partir deste ano passamos a orientar que os trabalhos do Prêmio fossem fundamentados em uma das normas reconhecidas pelo GFSI.

Em 2011, a Food Design o Prêmio foi aberto também para profissionais de Moçambique, onde a Food Design iniciou no mesmo ano um trabalho voluntário na área de segurança de alimentos. A entrega aos ganhadores ocorreu durante o Seminário Internacional Tendências em APPCC/ HACCP, que teve como tema “Estocagem e distribuição de alimentos – impacto na inocuidade e na qualidade”, mais uma vez realizado em parceria com o ITAL, Campinas.  

Em 2012, o nome do Prêmio foi simplificado para “Prêmio Food Design”, de tal forma que o objeto da premiação possa evoluir juntamente com as demandas da cadeia de produção de alimento. Ao nome foi acrescentada a adjetivação “Internacional”,  devido à ampliação da territorialidade, já que o Prêmio esteve aberto também para profissionais da Colômbia e de Moçambique.   Em mais uma evolução, na edição de 2014 o conceito do Prêmio foi ampliado. A abordagem baseada em uma norma reconhecida pelo GFSI foi mantida e adicionalmente foi solicitado aos participantes incluírem também mais dois pontos: a) elementos psicossociais que levem à criação de uma Cultura de Segurança de Alimentos consistente e estável ao longo do tempo, e b) Food Defense – prevenção de contaminações propositais em alimentos.

Em 2013 o Seminário Internacional Tendências em APPCC/ HACCP teve como foco embalagens e passamos a fundir o seminário de legislação e a usar numeração sequencial.

Em 2014 demos ênfase à Food Defense, Prevenção de Fraudes e Cultura de Segurança de Alimentos, trazendo para o Brasil o grande especialista americano no assunto - Bruce Becker, com quem estabelecemos uma parceria para venda do sistema de prevenção Food Fraudster, bem como anunciando o a tradução do livro Cultura de Segurança de Alimentos de Frank Yiannas, editada pela Food Design.

Em 2015, considerando a sinergia possível com a ABRAPA - Associação Brasileira de Proteção de Alimentos a quem agradecemos, foi decidido realizar o Seminário em conjunto, realizando a entrega do 14o Prêmio Food Design durante o XIV Seminário Internacional ABRAPA de Segurança de Alimentos  & 14o Seminário Internacional Food Design.

Destaques

Cultura Segurança de Alimentos
Fundamentos
1 de agosto
Inscrições abertas

FSSC 22000 v4
Entendimento da Norma
08 a 10 de Agosto
Curso confirmado

FSSC 22000 v4
Formação de Auditor Interno
08 a 11 de Agosto
Curso confirmado

NOVO RIISPOA: 1° Workshop
Carnes de Bovídeos e Derivados
24 de Agosto
Inscrições abertas
Redes Sociais