BLOG

CONTEÚDO FOOD DESIGN

CONFERÊNCIA GFSI 2020 – A DANÇA DOS ROBÔS – Centro de Distribuição robotizado da Amazon Seattle

04/03/2020

A DANÇA DOS ROBÔS – Centro de Distribuição robotizado da Amazon Seattle
…Chaplin dos Tempos Modernos nem ficaria surpreso…

Os dados impressionam:
– 60.000 robôs, sendo alguns de alta capacidade “pensante”…
– 150.000 colaboradores
– 24 milhões de SKUs por ano
– treinamento de integração: 6 semanas!

Operação é bem complexa – vou explicar uma delas: robôs ficam embutidos em baixo de um rack – chamarei de robô-rack, os quais têm vários andares – cada andar tem escaninhos onde, após recepção, os itens são colocados ao acaso, presos por uma cinta elástica, após ter seu código escaneado. Foto é tirada antes e depois – assim o robô sabe sua localização exata.

Comandados pelo sistema, os robôs se movimentam orientados por linhas demarcadas no piso, como um verdadeiro balé.

– Linha de pedidos que envolvem mais de um item: há uma enorme série alinhada de estações de trabalho comandadas por robô, e operacionalizada  por humanos. O sistema faz com que, um após outro, robôs -rack vão parando na estação onde humano montará cada pedido. Sistema mostra numa tela a posição do item a ser pego – colaborador pega, escaneia o item e o coloca em caixa plástica que conterá todos os itens do pedido. Foto registra o antes e o depois para controle. em determinada caixa. A cada item pego colaborador escaneia código e ao colocar na caixa aciona um botão para registro de produtividade que funciona como um game.
– Caixas com itens dos pedidos vão para área de montagem das caixas de embalagem, onde colaborador coloca itens de cada pedido num escaninho tipo pass through.
– Do outro lado colaborador retira os itens e monta caixa, orientado pelo sistema que indica itens que compõem a caixa: tamanho da caixa, fita adesiva, etiquetas especiais (pesado, frágil etc), saco bolha etc. Cada caixa recebe etiqueta um código final único.
– Atrás da linha dos montadores das caixa, há linha de abastecimento desses itens, operacionalizada por humanos e orientada pelo sistema.
– Dessa estação caixas são transportadas até estação onde robô comanda impressora que imprime e cola o rótulo com dados dos destinatário.
– Daí caixas vão para triagem conforme códigos postais e são destinadas ao correio ou a outro!!! Para evitar lesões por trabalho repetitivo a cada 45 mins computador orienta exercícios e alongamentos.

As únicas fotos permitidas foram essas: da entrada do Centro e a outra onde estou na frente e no fundo há os robôs-rack trabalhando.

Dra. Ellen Lopes

#Amazon #VisitaAmazon #GFSI # DiscoveryTour #armazemrobotizado

CONHEÇA O AUTOR DO ARTIGO

Dra. Ellen Lopes

Chair IRSFD

...

Deixe uma resposta